quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Yoani Sánchez...



Linda flor cubana
Força inquebrantável
Pele frágil em febre Yoani
Nem digo direito seu nome
Digo à esquerda da palavra
Despudorada navalha
A espalhar sementes
No céu, no planeta

Linda flor... És a onda
Silenciosa saída dos lares
Canção singular de sangrar
Mares guardados em segredo
E um olhar cabisbaixo
Diante do retrato exposto
Nos muros, nas ruas e becos
Entristecidos de Havana

És a rosa dos ventos
Perfume de um novo tempo
Alento ao penetrar neblinas
Mofo de envelhecidas cortinas
Teu brilho tem o viço do sol
Luz de um mundo em liberdade
Varando escuras madrugadas
Com pressa de nascer






Yoani Sánchez. Bloguera. Licenciada em Filosofia. Reside em Havana e combina sua paixão por informática com seu trabalho no Portal, desde Cuba.

Gerationy é um blog inspirado por pessoas como eu, com nomes que começam ou contêm um "Y". Nascidos em Cuba nos anos 70 e 80, marcados pelas escolas no campo, bonequinhos russos, emigração ilegal e frustração.

Amanhã, dia 03 de fevereiro de 2012, será a resposta do governo de Cuba ao pedido para viajar para o Brasil. Ela é aguardada no dia 10 em Jequié, na Bahia, onde estreará um documentário em que ela aparece como personagem.

Até agora, segundo contou, ela fez 18 tentativas de sair da ilha, todas negadas. "Se a resposta sair, será agradável. Mas é claro que não estou esperando uma resposta para me exilar. Quero conhecer o Brasil e voltar."

Yoani definiu como "absurdo migratório" o ritual vivido por cubanos que querem viajar para o exterior. "É preciso pedir uma autorização para sair e para entrar - Cuba é o único país do Ocidente onde isso ocorre." E as autoridades ainda exigem "uma carta branca para entrar em um avião, mesmo tendo o passaporte valido e o visto".




Fonte de informações sobre yaoni: www.desdecuba.com/generaciony - Inserção de trecho de notícia veiculada no Estadão, em matéria de Gabriel Mazano - Agência Estado