terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A orquestra...



A vida é uma poesia entoada em toadas de rimas trocadas q tocam a alma. Se algumas notas desentoam ao beirar lagoas, outras se reafirmam e afinam no sotaque envolvente de raro contralto, no olhar embriagado ao tocar as pernas salientes da menina.

A depender da regência a vida prolifera em límpidas esferas. Do mesmo modo um bom andamento conduz e inspira a orquestra. Só não se pode esperar q todos os dias se apresentem em uma valsa. Nem sempre é a flauta q faz bailar os ventos.

Entre a necessidade da batida rompante do bumbo e o toque letal das cordas no metal, a orquestra encontra o seu equilíbrio e sintonia. Só assim se atinge o devido tom. E a orquestra consegue compor seu acorde ideal...




Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) foi fundada em 1950, pelo maestro Pablo Komlós, regente húngaro q a dirigiu até 1978, sendo responsável pela solidificação e prestígio da orquestra gaúcha em todo o País. A OSPA já teve como regentes titulares, os maestros David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Cláudio Ribeiro, Ion Bressan e Isaac Karabtchevsky. Desde 2010 é regida pelo maestro Tiago Flores.