sábado, 14 de janeiro de 2012

Holiday in Billie...



Ao te ouvir
Dancei Holliday
Contigo na chuva
Cobri teu corpo
Fui a tua luva
Na boca uma uva
Um sax a uivar
Sons sem nexos
No sexo, na flor
Na pele úmida




“Um beijo que nunca é provado é para sempre desperdiçado.” Billie Holiday


Billie Holiday nasceu na Filadélfia, em 7 de Abril de 1915. Seu pai, Clarence Holiday, tinha quinze anos de idade e sua mãe, Sarah Fagan, apenas treze. Qdo Billie ainda era bebê, seu pai, q era guitarrista, abandonou a família e seguiu viagem com uma banda de jazz. Sua mãe, também inexperiente, frequentemente a deixava com familiares.

Menina negra e pobre, Billie passou por todos os sofrimentos possíveis. Aos dez anos foi violentada sexualmente por um vizinho e internada numa casa de correção para meninas vítimas de abuso. Aos doze trabalhava lavando o chão de prostíbulos. Aos quatorze anos, morando com sua mãe em Nova York, caiu na prostituição.

Em 1930, estando mãe e filha ameaçadas de despejo por falta de pagamento, Billie sai pelas ruas desesperada na busca de algum dinheiro. Entrando em um bar do Harlem, ofereceu-se como dançarina, mostrando-se um desastre. Penalizado, o pianista perguntou-lhe se sabia cantar. Billie cantou e saiu com um emprego fixo.

Após três anos cantando em diversas casas, atraiu a atenção do crítico John Hammond. Era o real início de sua carreira. A partir de 1940, passando por momentos de depressão, sucumbiu ao álcool às drogas. Billie Holiday morreu no dia 17 de Julho de 1959, em Nova York.

Até hoje é considerada, por mtos, a maior de todas as cantoras de jazz.





Informações sobre Billie Holiday: wikipédia