terça-feira, 5 de março de 2013

Nana nenén... Noites Naná...



Para pintar uma estrela não precisou de tintas, pincel ou papel. Deitado na rede limpou a retina no seda da noite retinta. Coberta por véus salpicados ao léu ela adentrou a janela do seu imaginário céu.

De tão real pôs-se a tocá-la.

No celeste azul marinho rabiscou carinhos na flor da noite. Flor de pétalas delicadas e emoldurada por formas irretocáveis e exatas. Bem mais do q poderia supor. Por debaixo da saia acetinada beijou de mansinho. Sussurrou cantilenas iluminado pelos tons inigualáveis de sua prata.

Na hora não pensou no inatingível. Valendo-se da indefinição do instante, mais q depressa tracejou uma ponte no horizonte. Atravessou-a de modo atrevido, levando consigo um desejo impreciso e um ramalhete feito com botões de estrelas colhidas na ribanceira.

A noite se passou como tantas noites passadas. Apaixonada, apaixonante e nua, ao alcance da mão.

No dia seguinte, à tardinha, qdo o sol sumia poente, desenhou outra ponte e ficou à sua espera. Em algum lugar, longe do luar, poderiam brincar sob a luz de suas inúmeras pontas. Outra vez crianças coloriam seu mundo de faz de conta.

Ela, revelando sua face mais humana. Ele, lançando mão do infinito, se despiu de deus e dos tantos espíritos insanos.

Como por encanto ela veio sem fazer planos, como da primeira vez. E como era belo vê-la adornada em poesias. Menestrel e maestrina. Meninos e meninas. Anjos e seus demônios a tocar liras, em oitavas maravilhas.

Com os ventos sorrindo o tempo fluiu nos acordes cegos de um violoncelo; nos atabaques e chocalhos de Naná Vasconcelos; no cantarolar de Nana, qdo o sol se fazia Caymmi numa beira de mar.

Há quem diga q até Caetano pediu para cantar, querendo q seu corpo tbém ficasse odara. Vai saber! Por via das dúvidas havia decidido, a próxima ponte desenharia no Gantois...







Gantois é um candomblé de tradição hereditária consanguínea, em q os regentes são sempre do sexo feminino.

Nana Caymmi é uma cantora brasileira nascida no Rio de Janeiro. Filha dos cantor e compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris.

Naná Vasconcelos é um músico percussionista pernambucano, desde cedo envolvido os movimentos de maracatu locais. Nos anos 60 conquistou repercussão mundial por seu talento com o berimbau.

Caetano Veloso é um cantor e compositor baiano. De tão odara, nem é preciso falar mto.